Todo músico sabe da importância dos cuidados que se deve ter com os instrumentos musicais, como manutenção periódica e controle da temperatura do ambiente. Podemos citar como exemplo a Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), projetada e construída especialmente para servir como sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ali, os instrumentos têm todo o ambiente e cuidados necessários para que os instrumentos estejam “sadios” para as apresentações.

Dário Villalobos, luthier (profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas) da cidade de Palmares (PE), proprietário da Universo das Cordas Luthieria, ressalta a importância de uma manutenção regular, para se evitar diversas situações inusitadas, como oxidação das ferragens, desafinação constante, trastes amassados, mau contato em circuitos etc. Ele explica que, para instrumentos feitos à mão, esse cuidado deve ser redobrado pelo fato de alguns modelos serem feitos sob medida e, às vezes, com peças exclusivas: “Não se deve correr o risco de estragar aquela peça específica ou o acabamento detalhado por falta de manutenção. Ofereço mão de obra especializada e qualificada em manutenção de instrumentos musicais de cordas. Eu e minha equipe trabalhamos como assistência técnica das principais marcas do mercado como Takamine, Strinberg, Tagima, Crafter entre outras.

Dário continua explicando que os sinais mais comuns de que um instrumento precisa de manutenção ou ajustes são: sujeira demasiada, cordas altas e desconfortáveis, desafinação constante, mau funcionamento no circuito. Portanto, é preciso cuidado, pois a falta de manutenção adequada pode afetar o som e o desempenho de um instrumento ao longo do tempo: “O som será afetado a partir do momento em que as cordas estiverem comprometidas, podendo causar som abafado, desafinação constante. As cordas quando estão altas, por exemplo, podem ocasionar desconforto e dificuldades para execução de solos, de algumas técnicas e acordes.”

Dário dá algumas dicas de práticas de manutenção que os músicos podem realizar em casa para manter seus instrumentos em boas condições. Ele diz que, sempre que finalizar um show, ensaio ou estudo é importante fazer uma limpeza parcial em todo o instrumento. Usar limpador e condicionador de cordas ajudam a preservar o timbre, a durabilidade e a afinação por mais tempo. Limpar com frequência as tarrachas e a ponte, manter os parafusos dos carrinhos lubrificados (em casos de guitarras elétricas ou contrabaixos). Para violão, é importante manter em local seco e arejado, não usar produtos abrasivos para limpeza e polimento do verniz: “Para cada tipo de acabamento é recomendado uma cera ou produto específico para limpeza e polimento, então, na falta de um conhecimento técnico para distinguir os tipos de vernizes, deve-se usar apenas pano de microfibra seco ou úmido para limpeza.

Outro ponto importante que Dário ressalta é a temperatura e a umidade, pois influenciam diretamente em um instrumento. Ele explica que a temperatura quente tende a fragilizar as partes coladas do instrumento. A temperatura fria ou gelada demais tende a desestabilizar a afinação e aumentar a umidade na madeira: “Imagine um violão preso em um porta-malas de um veículo em um dia inteiro de sol. Ao final do dia, seria notória a situação caótica em que esse instrumento estaria. Em ambientes frios, como os climatizados por ar condicionado, os instrumentos de cordas tendem a desafinar com facilidade.”

O luthier Dário aconselha aos músicos que compareçam na Luthieria ao menos duas vezes ao ano, pois esse é o tempo regular que um instrumento precisa para uma manutenção preventiva e corretiva. “Entre esse espaço de tempo, deve-se manter os cuidados já citados anteriormente”, finaliza.

Informações e contato: (81) 9.9201-8218.

Siga a Universo das Cordas no Instagram e conheça mais dos nossos serviços: https://www.instagram.com/universodascordas