O frio intenso que vem sendo registrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país vem motivando iniciativas de acolhimento de pessoas em situação de rua nos templos de igrejas.

No Paraná, a Primeira Igreja Batista de União da Vitória abriu as portas na última segunda-feira, 08 de julho, para que moradores de rua passem a noite dentro do templo. Dessa forma, a congregação ajuda a evitar que a cidade registre mortes por hipotermia.

Além da acolhida para que as pessoas se protejam do frio, a igreja oferece uma estrutura mínima para higiene pessoal e alimentação. “Nós estaremos recebendo essas pessoas para que elas possam tomar um banho, ter roupas, jantar, dormir, e tomar um café pela manhã”, contou o pastor Daniel, responsável pela igreja, ao anunciar a iniciativa.

De acordo com informações do portal JM Notícia, a igreja vem aceitando doações de cobertores, alimentos, roupas, e materiais de higiene pessoal.

Em São Carlos, cidade do interior de São Paulo, a paróquia de São João Batista se preparou para receber até 70 pessoas. “São poucas pessoas que ajudam, são poucas pessoas que têm um coração bom para ajudar os moradores de rua, é complicado mesmo”, comentou Larissa Rodrigues, uma das atendidas pela igreja. Ela garantiu que foi recebida com respeito e aproveitou as refeições oferecidas.

Outro beneficiado pela iniciativa, Fernando Souza contou que o frio piora a situação não apelas pelas temperaturas baixas: “Difícil quando molha as coisas, ainda porque não tem onde guardar, aí tem que deixar em algum lugar, ensacar para dormir na rua de novo”, relatou.

Ele foi avisado por um voluntário da paróquia: “Um guarda aposentado que mora perto do mercado passou avisando que teria uma sopa quente aqui e poderia descansar”, disse Souza, segundo informações do G1.

A ação foi realizada por cerca de 50 voluntários que se dividiram em turnos para preparar a estrutura no salão de festas da paróquia. “Diante dessa demanda que estamos tendo, de um frio bastante severo que a gente já pode sentir nessa noite agora, nós tomamos a iniciativa para oferecer um lugar para essas pessoas dormirem”, explicou o padre João Victor Bulle.

A paróquia disponibilizou para cada pessoa atendida um colchão, um cobertor, um kit de limpeza e alimentação. De noite foi servido um caldo quente e no café da manhã pão e bolo. “O bom coração das pessoas aquece muito mais”, disse Larissa.

“Eu já passei por essa situação há algum tempo e hoje estou tentando retribuir de um jeito gratificante, que é ajudar aquelas pessoas que necessitam, como tive nessa situação e me ajudaram, hoje posso fazer para outras pessoas também” , afirmou Wesley Borges, um dos voluntários que atuaram na iniciativa, relatando sua experiência pessoal.


Fonte: Gospel mais

Deixe seu Comentário