Um casamento feliz não é medido pelos anos juntos, mas sim pelos pequenos gestos que um faz pelo outro diariamente e que nutrem o relacionamento. Muitos casais querem manter a felicidade no casamento, mas não sabem como.

Segundo a Doutora em psicologia, Terri Orbuch, um relacionamento feliz não deve ser algo difícil de conseguir. Um estudo feito com 373 casais casados, desde 1986, mostrou que os casais podem manter um relacionamento feliz, ou até mesmo fazê-lo melhor, através de pequenas mudanças e novos comportamentos.

“Muitos especialistas dizem que você precisa focar em arrumar os problemas do relacionamento, minhas pesquisas mostram que adicionar comportamento positivos tem um impacto muito melhor na felicidade do casal”, explica a Dra. Orbuch ao Psychology Today.

Se você ainda não faz essas coisas para sua esposa ou marido, a hora é agora:

1. Elogie frequentemente

Quem que não gosta de ouvir um elogio sincero? A psicóloga, Samantha Rodman, explicou ao The Huffington Post que não precisam ser elogios exagerados como “você é a melhor esposa do mundo”, mas elogios sinceros sobre coisas simples como “o almoço está uma delícia” já está ótimo. Elogiar é uma forma de reconhecer as coisas que um faz pelo outro.

2. Fale de seus pensamentos e sentimentos

Quando a pessoa não pode expressar seus sentimentos para seu parceiro, o relacionamento se torna vazio e solitário. “Casais felizes talvez não se comunicam frequentemente em um nível profundo, mas eles fazem isso com frequência o suficiente para sentir que eles realmente conhecem um ao outro”, diz a psicóloga Rodman.

3. Faça surpresas agradáveis

Nos estudos da Dr. Orbuch, ela descobriu que casais que faziam pequenas surpresas um para o outro eram mais felizes. Estes eram os casais que mostravam em pequenos gestos ajuda e suporte, como ficar de mãos dadas enquanto andam na rua, lavar a louça para ela ou até mesmo cozinhar a comida favorita do outro.

4. Tenha o hábito de dizer “eu te amo” e “obrigada”

A gentileza no casamento muitas vezes pode ser esquecida ou negligenciada, mas ela é extremamente importante para nutrir um relacionamento saudável.

“Uma maneira certeira de manter o fogo vivo e queimando no relacionamento é ver seu parceiro sorrir quando você regularmente nota e fala das contribuições que ela faz para a sua vida”, explica a terapeuta de casais, Kari Carroll, ao The HuffPost. “As pessoas querem ser lembradas de que elas têm valor para você, e casais seguros entendem que isso deve ser frequente. Apesar de você assumir que seu amor é entendido, na realidade, reconhecer constantemente os esforços e contribuições do seu parceiro constrói uma conexão mais profunda.”

5. Tenha um senso de parceria

Casais infelizes costumam não considerar como suas decisões irão afetar seus relacionamentos. Esconder informações importantes de seus parceiros ou não se abrir para evitar brigas é algo que machuca o casamento com o tempo.

A doutora em psicologia, Melanie Greenbeg, explica ao Psychology Today que essa falta de senso de parceria cria problemas com confiança. Casais felizes devem ser parceiros um do outro, eles não devem agir como se cada um tivesse sua vida. Casais felizes colocam seu relacionamento em primeiro lugar e sacrificam coisas que eles gostam de fazer como um indivíduo para o bem da família. O cônjuge deve estar sempre a par do que está acontecendo na vida do outro e ele ou ela deve pedir a opinião de seu parceiro para decisões importantes. Afinal, o casamento é uma parceria.


Fonte: Familia.com.br

Deixe seu Comentário