Bijli* tem apenas 10 anos e pertence a uma das poucas famílias cristãs no pequeno vilarejo de 50 casas em Bangladesh. No entanto, faz parte da terceira geração de cristãos na família. Seu pai, Badol*, é motorista e sorri ao dizer: "Na minha família, meu pai foi o primeiro convertido, depois meus irmãos se tornaram cristãos e depois disso aceitei Jesus Cristo".

Certo dia, Bijli estava na escola e viu duas meninas cochichando e olhando para ela. Elas se aproximaram e uma delas apagou o desenho que Bijli estava fazendo no chão, dizendo: “Minha mãe disse que sua família é infiel”. Bijli começou a chorar e disse: “Nós não somos infiéis”. “Você está dizendo que minha mãe está mentindo?”, respondeu a menina com um empurrão. Elas riram e saíram correndo, enquanto Bijli ficou no chão chorando.

Bijli e a família foram levadas para uma festa de Natal organizada por parceiros da Portas Abertas. Havia cerca de cem famílias cristãs na celebração, todas ex-muçulmanas vindas de comunidades rurais isoladas. Para alguns, essa foi a primeira vez que se reúnem com tantos outros cristãos - e a primeira vez que celebram o Natal.

Onde o Deus Emanuel está

Há festas como essa na aldeia - para o fim do Ramadã ou para celebrar o casamento de alguém - mas Bijli e a família não são convidadas. A certa altura da noite, a música para e todos se sentam no chão. Um dos líderes fala ao microfone e pergunta: “Quem está aqui para celebrar o Natal pela primeira vez?”. Dezenas de mãos se levantam.

“Estamos aqui para celebrar Emanuel, o fato de que quando Jesus nasceu, Deus veio para estar conosco aqui na terra. E ele está conosco o tempo todo e promete nunca nos deixar”, diz o dirigente. Sussurrando, Bijli pergunta à mãe:

Ele está conosco até na aldeia? - "Sim querida" - Ele responde.

Mesmo quando estou na escola? - "Sim, Bijli, Jesus está sempre com você", responde a mãe.

Poucos dias depois da celebração, Bijli está de volta ao pátio da escola e desenha com um pedaço de pau na terra. Ela desenha a si mesma, mas, desta vez, também faz alguém ao seu lado: um homem alto com barba e um grande sorriso. Ela sorri com a lembrança da música e da dança na festa de Natal e se lembra do que aprendeu: “Jesus está sempre comigo”.

Fonte: Portas Abertas